ESM 4 FÓRUM SEMANA 1 (11 à 17 de Agosto 2014)
Olá professora Jordana, que bom que você está de volta para nos orientar, seja muito bem vinda,
Também
tenho pouca experiência em docência, principalmente no ensino regular, a não
ser com as etapas anteriores do Estágio Supervisionado em Música, bem como, em
algumas disciplinas que nos levaram para a sala de aula, porém, tenho uma longa
bagagem no que diz respeito a lidar com o ensino teológico, sou professor nessa
área na Escola Bíblica Dominical por mais de 25 anos, de modo que já superei
algumas das dificuldades naturais como falar em público, dominar determinado
tema, por exemplo, algo que alguns colegas tiveram que enfrentar logo no início
do curso. Já, em relação à ao ensino musical informal, atuei em cursos livres
de música e em projetos sociais como professor de teoria musical, mesmo que da
forma antiga, e como professor de violão. Dou aula num projeto social aqui em
minha cidade, a mais de três anos e meio, onde daiquiri muitas experiências, a
turma é muito diversificada, composta de diversas faixas etárias e níveis
social de médio baixo para baixo. Porém, é um povo carente de tudo, principalmente
de aprender uma arte, e a música tem lhes despertado o interesse pela arte.
Mesmo tendo que dar aulas coletivas para tantos alunos diferentes e em
condições não muito favoráveis, sem as ferramentas adequadas, posso dizer que
tenho sedo bem sucedido, os resultados são surpreendentes, pois, muitos dos
alunos se destacam tocando instrumento, compondo, e no final de cada semestre a
grande maioria toca canções acompanhado os demais.
Depois de
ler o texto de Jorge Lorrosa Bondia pude refletir sobre a importância da
palavra para o homem como “vivente com palavra”, a experiência é aquilo que nos
passa, aquilo que nos acontece, ou o que nos toca, porém, há um “saber de
experiência” cujo o excesso de informação
inibe esse processo, sendo necessário separar experiência da informação, do
mesmo modo que a obsessão pela opinião também o faz.
Abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário