sexta-feira, 28 de novembro de 2014
RÉPLICAS DE INSTRUMENTOS CONFECIONADOS EM SALA DE AULA
Este é um chocalho confeccionado por um dos alunos do estágio em sala de aula.
E esta é a réplica de um violão construida por outro aluno.
terça-feira, 25 de novembro de 2014
DIÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA
Universidade
Aberta do Brasil
Universidade
de Brasília
Instituto
de Artes - Departamento de Música
Curso: Licenciatura em Música à
Distância
Disciplina:
Estágio Supervisionado em Música 4
Professora autora e Supervisora:
Profa. Dra. Delmary Vasconcelos de Abreu
Professora Tutora a distância:
Jordanna Vieira Duarte
Pólo: Anápolis
Tarefa: Envio do Relatório Final de Estágio
Identificação
Nome
do estagiário: Manoel de Souza Marques
Instituição
de atuação: Escola Municipal Professor Lena Leão
Nome
da diretora: Daniela Pereira
de Souza
Professora
regente: Tatiana Mendes Ribeiro
Série
ou ano em que fará o estágio supervisionado: turmas A e B
DIÁRIO
DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA
CONTEXTO
ONDE SERÁ REALIZADO O ESTÁGIO
Nessa
segunda semana consegui fechar com uma escola aqui próximo de minha casa, para
realizar meu Estágio Supervisionado em música 4. Trata-se da Escola Municipal
Professora Lena Leão, que fica na Rua PB 21, Quadra 19 Lote s/nº Parque
Brasília, Anápolis-GO. A diretora é Daniela Pereira de Souza, que por sinal foi
muito gentil e me recebeu muito bem, se prontificando a ouvir minha proposta e
depois d aceita-la de todas as informações necessárias, me encaminhando para a
coordenadora Pedagógica é a Tatiana Mendes Ribeiro que acertou comigo o dia,
horários e turmas. O estágio será realizado nas Terças Feiras, o tuno será
o vespertino, para duas turmas do 3º e
4º ano.
OBSERVAÇÃO
DO LOCUS
Essa
semana foi muito produtiva para mim, pois, estive na escola onde farei meu
estágio e, primeiro consegui as assinaturas dos responsáveis, isto é, diretora
e coordenadora pedagógica, bem como entregar esse material no polo para o
devido envio, segundo pude fazer uma observação mais apurada da escola, já que
a observação é a “base para o processo da pesquisa científica” conforme Matreiro
(2003,2005 apud MARCONI, 1999).
CONTEXTO
DE ATUAÇÃO
A Escola
Municipal Professor Lena Leão, onde esse projeto de Estágio Supervisionado em Música 4 está sendo
realizado, fica na Rua PB 21, Quadra 19 Lote s/nº Parque Brasília, bairro com população de classe média-alta, na
cidade de Anápolis-GO. Trata-se de uma escola relativamente nova com boa infraestrutura e grandes possibilidades de o ensino
musical. Os alunos estão acostumados com as aulas de artes do Programa Mais
Educação, onde já tiveram alguma de experiência com instrumentos de percussão,
e alguns deles são filhos de músicos, outros frequentam igrejas e cantam ou
estão aprendendo algum instrumento, ou seja, eles já foram iniciados no
aprendizado musical à partir de seu contexto social, como afirma SWANWICK, (2003, p. 65) “Cada
aluno traz consigo um domínio de compreensão musical quando chega a nossas
instituições educacionais. Não os introduzimos na música; eles são bem
familiarizados com ela”.
PROPOSTAS
DE PRÁTICAS PLANEJAMENTO
O
planejamento desse estágio foi elaborado com base no pensamento de Swanwick,
quando afirma que é preciso fomentar a curiosidade, planejar com qualidade
desenvolvendo competências discentes que possam levar os alunos a imitar o
professor como um bom modelo e, promover a interação social por meio de
trabalhos em grupos (SWANWICK, 2003, p. 66).
O
grande potencial de ensino-aprendizagem envolvido nesse tema foi o que me
motivou a elaborar esse planejamento, para que os alunos pudessem desenvolver
competências musicais através de práticas propostas em torno do tema desse
projeto.
O projeto tem por tema Conhecendo os
Instrumentos Musicais, o qual foi subdividido em três módulos, cada qual
explorando um período da história dos instrumentos musicais. O módulo I tratou
do surgimento e a classificação básica dos instrumentos musicais, com o tema:
como são classificados e como surgiram os instrumentos musicais; no módulo II
os alunos aprenderam sobre a evolução histórica dos instrumentos musicais por
meio do tema: o que aconteceu com os instrumentos musicais e, no módulo III os
alunos eles conhecerão os instrumentos usados no contexto atual através do
tema: os instrumentos musicais na atualidade.
A proposta pedagógica do projeto
visa proporcionar aos alunos um contato direto
com o universo instrumental desde o começo da história até o presente momento,
tendo como objetivo principal promover conhecimento básico sobre a história dos instrumentos
musicais e se possível, despertar o interesse de alguns desses alunos em
aprender a tocar algum instrumento musical. Estão sendo trabalhados os
aspectos ligados à apreciação de repertório com
videoclipes com performances de músicos infantis, brincadeiras e dinâmicas, documentários,
áudios, imagens, recortes de revista, reportagens, que apresentem instrumentos
exóticos, construção de instrumentos, pesquisas sobre o assunto, atividades que proporcionem experiência rumo ao cumprimento dos
objetivos propostos no projeto.
Penso que o meu tema é de extrema
importância para o ensino aprendizagem musical, devido ao potencial pedagógico
que ele proporciona, por exemplo, dá para trabalhar história da música,
apreciação musical, acústica, luthieria, orquestra, performance etc.
Observação, tive que ter muito cuidado para que o tema não ficasse muito
diversificado, isto é, quem se propõe a ensinar esse tema precisa delimitá-lo
ao máximo, escolhendo um tipo de abordagem para seguir.
TEMA DAS AULAS POR MÓDULOS
MÓDULO I Como são classificados e
como surgiram os instrumentos musicais.
O surgimento e a classificação
básica dos instrumentos musicais.
Aula
1 Primeiros contatos com o universo
instrumental
Aula
2
Os
primeiros instrumentos musicais
Aula
3 A classificação dos instrumentos
musicais
MÓDULO II O que aconteceu com os
instrumentos musicais.
A
evolução histórica dos instrumentos musicais:
Aula
1 Instrumentos de percussão
Aula
2 Instrumentos de sopro
Aula
3 Instrumentos de cordas
MÓDULO III Os instrumentos musicais
na atualidade.
Os
instrumentos usados no contexto atual:
Aula
1 Principais Instrumentos usados hoje
Aula
2 Instrumentos e conjuntos musicais
clássicos
Aula
3 Conjuntos musicais populares e suas
formações instrumentais
RELATÓRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA DOCENTE
Reflexões sobre situações de ensino com fatos que
me chamou a atenção sobre minhas práticas de ensino, os procedimentos em sala
de aula e as percepção do aprendizado dos alunos:
RELATÓRIOS
DE AULA DO MÓDULO I
Relatório aula 1 módulo 1
Tema: Primeiros
contatos com o universo instrumental
Em minha primeira experiência em
sala de aula nesse estágio supervisionado em música 4, apesar do nervosismo
normal de estreia, posso dizer que a experiência foi mais tranquila que as
vivenciadas nas fases anteriores de estágio. Assim que cheguei no local de
atuação, fui recebido pela coordenadora Tatiana e pela diretora Daniele que
logo me encaminharam à sala, e lá fui recepcionado pela professora Marilda, a
qual, de modo generoso me apresentou aos alunos e me deixou a vontade para
ministrar minha aula, permaneceu na sala e me apoiou o tempo todo, inclusive
ajudando a controlar os ânimos das crianças. Acho que essa receptividade
amistosa e ajuda generosa ajudaram muito na promoção da tranquilidade citada.
O projeto que tem como tema
Conhecendo os Instrumentos Musicais, tratará no primeiro módulo do surgimento e
classificação básica dos instrumentos musicais, e trás como subtema do primeiro
módulo: Como são classificados e como surgiram os instrumentos musicais. O tema
da aula 1 do Iº módulo é: Primeiros contatos com o universo instrumental.
Relatório aula 2 módulo 1
Tema:
Os primeiros instrumentos
musicais
Na segunda aula do Estágio
supervisionado em música 4 tive uma pequena surpresa, é que quando cheguei na
escola, fui recebido pela coordenadora que me pediu para que desse aulas para
uma outra turma, bom, eu tinha preparado uma aula para a turma do 3º ano, então
tive que adaptar esse plano para a nova turma (2º ano), mas no final deu tudo
certo. Então, ao entrar na sala percebi que os alunos estavam bastante curiosos
desejando saber o que eu estava fazendo ali, a professora dessa turma me
apresentou e me deixou à vontade. Comecei a aula dizendo o meu nome e o que ia
fazer, isto é, que ia estagiar dando aulas de música para eles.
O tema da segunda aula foi “Os
primeiros instrumentos musicais”, onde expus um pouco da história dos
instrumentos musicais. Minha proposta de ensino aprendizagem musical
para essa aula foi trabalhar o ensino em grupo usando apreciação
de determinado repertório, brincadeiras e dinâmicas, documentários,
áudios, imagens, recortes de revista, reportagens, que apresentem instrumentos
exóticos, construção de instrumentos, exercícios de pesquisas sobre o assunto,
execução e performances instrumental.
Meus alunos
aprenderam apreciando performances de músicos (Metallica`s Fav
Kid), ouvindo determinado repertório, brincado e
participando dinâmicas, assistindo documentários, vendo imagens,
recortes de revista com reportagens, que apresentam instrumentos exóticos,
construindo instrumentos, pesquisando e tocando instrumentos.
Os alunos foram avaliados através da
motivação e envolvimento dos alunos durante a participação nas atividade
propostas.
Penso que o meu tema é de extrema
importância para o ensino aprendizagem musical, devido ao potencial pedagógico
que ele proporciona, por exemplo, dá para trabalhar história da música,
apreciação musical, acústica, luthieria, orquestra, performance etc. O que se
deve ter é cuidado para que o tema não fique muito diversificado, isto é, quem
se propõe a ensinar esse tema precisa delimitá-lo ao máximo, escolhendo um tipo
de abordagem para seguir.
Relatório
aula 3 módulo 1
Tema: A
classificação dos instrumentos musicais
A terceira aula do módulo I teve
como tema “A classificação dos instrumentos musicais”. O objetivo era levar os
alunos a conhecerem um pouco das diversas classes a que cada instrumento
pertence. Usei como recurso pedagógico vídeos que mostraram performances de
músicos infantis executando os seus instrumentos e, que mostra os instrumentos
de uma orquestra, no início assistimos a um vídeo chamado
“Conheça os Instrumentos de uma Orquestra Sinfônica”, nele os alunos puderam
conhecer um pouco da sonoridade, classificação, formato e a localização dos
instrumentos de uma orquestra sinfônica no palco. Usei
ainda o meu violão e o meu teclado, explorando os diversos timbres e mostrando
a capacidade de reprodução da sonoridade de um grande número de instrumentos
musicais, destacando a classe de cada um deles. A aula foi concluída com o
professor tocando a música “Marcas do que se Foi” e cantando com os alunos.
Minha atuação como professor durante essa aula foi
tranquila. Preparei a minha aula para o 4º ano, mas, assim que cheguei fui logo
avisado de que minha turma seria o 3º ano ao invés do 4º, então fui conduzido à
sala pela coordenadora Tatiana. Ao chegar na à fui informado de que a
professora Tereza precisava de alguns minutos para concluir sua aula, foi nesse
momento que tomei a decisão de adaptar meu plano de aula a nova realidade, isto
é, achar uma maneira de aplicar a aula do 4º ano para a turma do 3º ano.
Quando a aula começou consegui conduzir
as atividades com segurança. A interação professor-alunos fluiu naturalmente.
Também controlei bem o tempo em cada atividade, não faria nada diferente.
Quanto a meu jeito de ensinar confesso que tenho a tendência para aulas
expositivas, mas, estou melhorando nesse sentido, por exemplo, nessa aula
ficava me policiando e sempre que sentia que estava falando demais, corria logo
para uma atividade prática como, tocar ou cantar alguma coisa com a turma.
Como citei acima, o desenvolvimento do planejamento não se
deu cem por cento como o planejado, porém, me virei bem com a mudança de turma
e consegui desenvolver todas as atividades propostas em meu plano de aula. O
ponto positivo foi o controle total da aula, os problemas encontrados foram a
mudança repentina de turma, não ter conseguido usar o Datashow da escola, mas resolvi
com meu notebook mesmo.
A
participação dos alunos poderia ter sido melhor se eu soubesse a idade deles
com antecedência, o que deveria ter provido, mas, mesmo assim, calculo que a
participação foi positiva. As atividades propostas foram desenvolvidas
gradativamente, assim que notava que uma atividade tinha sido assimilada pela
turma, isso era notado com as respostas dos alunos a cada atividade que propus.
Os alunos participaram assistindo ao vídeo, ouvindo atentamente, perguntando
muito sobre as características dos instrumentos, cantando e experimentando os
sons do teclado.
A
avaliação na aula ocorreu através da reação de cada aluno às atividades
propostas, e os conhecimentos e habilidades que desenvolvi com os alunos, da
resposta e interação com as atividades realizadas. Os objetivos foram atingidos
sim, pois, percebi como ficaram encantados com a performance dos músicos mirins
tocando no videoclipe, com minhas informações e com a variedade de sons de cada
instrumento do banco de instrumentos do teclado. Os alunos aprenderam que existem
muitas formas de classificar os instrumentos musicais, porém, a mais comum é a
que os classifica levando em conta os conjuntos instrumentais como os das
orquestras, que divide os instrumentos em cordas, sopro, (subdivididos em
madeiras e metais) e percussão.
RELATÓRIOS
DE AULA DO MÓDULO II
Relatório aula 1 módulo 2
Tema:
Instrumentos de percussão
Assistimos dois vídeos, um que
mostra dois garotos japoneses tocando músicas típicas do Japão em seus
instrumentos de três cordas, onde eles tocam com uma perfeição ímpar em dupla e
quase todo tempo em uníssono fazendo juntos a percussão, outro é um
documentário português que mostra a historia dos instrumentos de percussão com
o nome “História da percussão”.
Em seguida relembramos os
instrumentos os instrumentos de percussão da orquestra, fazendo uma a distinção
dos instrumentos de percussivos de uso popular como os instrumento de uma
escola de samba, de uma banda de rock, de forró ou de Axé. Pedi para que os
alunos apresentassem os instrumentos fabricados por eles, o resultado foi um
grande número de chocalhos e ganzás feitos de material reciclável.
Conclui com a performance dos alunos
tocando alguns instrumentos percussivos como tamborim, pandeirola, agogô e os
chocalhos e ganzás fabricados por eles. Tais práticas foram avaliadas pela
assimilação, pelo desempenho e envolvimento com as mesmas.
Relatório aula 2 módulo 2
Instrumentos
de sopro
Assistimos ao vídeo que mostra os
instrumentos de sopro, principalmente os que usados nas orquestras, mas,
também, os usados em bandas municipais, bandas de MPB, bandas de samba e de
Jazz.
Apresentei imagens de Saxofone,
Trompete, Trombone, Tuba, Trompa, Fagote, Contra fagote, Corne-inglês, Flauta, Flautim,
Clarinete etc. Em seguida, promovi uma sessão de perguntas e respostas com os
alunos fazendo perguntas a respeito de cada um desses instrumentos. Depois de
satisfazer a curiosidade dos alunos partimos para a prática musical, com os
alunos experimentando os instrumentos e os diversos timbres do banco de dados
do teclado.
Avaliei o aprendizado dos alunos e
minhas práticas pelo interesse despertado nos alunos com o tema e pelo
envolvimento prático nas atividades dessa aula.
Relatório aula 3 módulo 2
Instrumentos
de corda
Começamos a aula com a apreciação de
um vídeo com a performance de um menino japonês de nome Sungha jung tocando “Piratas
do Caribe” ao violão. Presentei imagens de vários instrumentos
de corda, começando pelos da orquestra como a Arpa, o Violino, a Viola, o
Violoncelo, o Contrabaixo, Celesta e o Piano. Depois continue falando dos
instrumentos populares a começar pelo Violão, e disse que este é o instrumento
mais popular no Brasil, e perguntei quem tinha violão em casa, e quem que tinha
alguém na família que sabia tocar violão, a resposta foi geral, quase que em
todas as casas havia um vilão. Em seguida falei das Guitarras elétricas,
fazendo distinção entre a guitarra de seis cordas e o contrabaixo.
Terminei a aula com a exposição de
mais instrumentos musicais fabricados pelos alunos, dois deles fizeram violões,
inclusive uma réplica em tamanho normal em papelão, outro fez uma Citara.
Também avaliei os meus alunos e minhas
práticas pelo interesse despertado nos alunos com o tema e pelo envolvimento
prático nas atividades dessa aula.
RELATÓRIOS
DE AULA DO MÓDULO
III
Relatório aula 1 módulo 3
Principais
Instrumentos usados hoje.
Esta aula foi marcada pela ênfase
dada aos instrumentos musicais usados na atualidade, principalmente os usados
no Brasil.
Comecei
com a apreciação do vídeo clipe da mini banda “Metallica`s Fav Kid”, com idade
entre 9 a 11 anos.
Relatório aula 2 módulo 3
Instrumentos e conjuntos musicais
clássicos.
Nesta aula os alunos aprenderam
sobre Instrumentos e conjuntos musicais clássicos, começamos pelos instrumentos
percussivos, os de sopro e os de madeira e metais, assistimos alguns vídeos com
performances de músicos infantis executando estes instrumentos como o pequeno Tsung
Tsung tocando magnificamente o piano. Depois expliquei que
esses instrumentos sempre estiveram presentes na vida do ser humano, com o
passar do tempo foram evoluindo e ficando cada vez. Em seguida mostrei o uso de
cada um, isto é, onde são mais utilizados.
Relatório aula 3 módulo 3
Conjuntos musicais populares e suas
formações instrumentais.
Nessa semana, em minha última
atuação em sala de aula nesse estágio, trabalhei o tema “Conjuntos
musicais populares e suas formações instrumentais”. Comecei falando sobre o tema e prossegui
mostrando imagens das “Bandas” musicais e explicando sobre suas formações
instrumentais. Disse que antigamente no Brasil, o termo “banda” ou “banda de
música” era usado para designar um grupo musical formado por pessoas que
tocavam instrumentos de sopro e de percussão e, que esse era tipo de banda que
falou o poeta, compositor Chico Buarque de Holanda, em sua canção “A Banda”. Expliquei
que hoje, bandas de música com essa formação são as bandas municipais,
religiosas e as militares, pois, depois do surgimento do Rock and roll, a
palavra “banda” passou a designar conjuntos de diversos estilos musicais, como
bandas de rock, de samba, de forró, de MPB, de jazz, de blues etc.
Num
segundo momento falei da formação instrumental básica dos principais grupos
musicais que atuam no Brasil. Comecei apresentando a base das bandas de “Rock” é formada por guitarra, baixo,
bateria e teclado e às vezes vocal, enquanto que um grupo de “Samba” chamado de “raiz” tem em sua
formação o pandeiro de couro, o cavaquinho, a cuíca, o surdo, o violão de sete
cordas, mas que com o tempo, outros instrumentos foram sendo acrescentados,
tais como o banjo, padeiro sintético, repinique de mão, ganzá, reco-reco,
tamborim, bandolim, o cavaquinho e o tantã.
Falei que as bandas ou grupos de “Forró”
têm em sua formação básica um acordeom, uma zabumba e um triângulo e, com o
surgimento do chamado “forró eletrônico” foram incorporadas as guitarras, o
baixo, a bateria, o teclado, e até instrumentos de sopro. Já o “Blues”
como o pai do rock, nasceu nos Estados Unidos, com os negros que trabalhavam
nos campos de algodão. Era cantado por um único músico que tocava seu violão,
depois surgiu a guitarra elétrica, que passou a ser usada juntamente com o violão
e, depois foram sendo acrescentados outros instrumentos, como o baixo elétrico,
a bateria, o piano, o órgão, instrumentos de sopro etc. Finalizei que as bandas
ou grupos de “Jazz” tradicionalmente
parte rítmica (“cozinha”: bateria, baixo e piano), pelos metais (saxofone e/ ou
trompete), guitarras e teclados.
Finalizei
com uma prática de conjunto com os alunos, os quais foram divididos em pequenos
grupos, conforme a disponibilidade de instrumentos.
REFLEXÕES
SOBRE SITUAÇÕES DE ENSINO
Foram muitas as situações que me
chamaram a atenção em minhas práticas de ensino neste estágio, porém, devo
destacar algumas. A primeira diz respeito ao modo como as crianças receberam o
tema. Notei que há uma musicalidade latente em cada um deles, como também, um
interesse natural por manipular e tocar algum instrumento musical. A segunda
situação de destaque foi a criatividade de alguns alunos na fabricação dos
instrumentos, um deles fez uma réplica de um violão em papelão, assim como seu
colega que fez outro violão numa versão um pouco menor, os instrumentos de
percussão foram confeccionados em maior número. Não posso deixar de registrar
meu espanto com o talento de um dos alunos, quando perguntei se alguém queria
cantar uma canção que eles conheciam, ele disse - “quero, é a música Sonda-me
de Aline Barros” -, eu disse que a conhecia e iria acompanha-lo no teclado,
quando ele começou a cantar foi um verdadeiro show, que lindo foi aquilo, era
uma voz cristalina afinada e despretensiosa, a maioria dos colegas começou a
cantar juntos com ele, as professoras e funcionários do colégio vieram para
assistir. Acho que esse momento junto com as práticas de conjunto nas últimas
aulas foram os ápices desse estágio supervisionado em música.
Por tudo isso, posso concluir que
meus objetivos foram alcançados, consegui provocar em meus alunos a curiosidade
e a vontade de cantar e tocar instrumentos musicais, segundo a declaração quase
que geral dos alunos no dia da despedida.
A avaliação dos alunos aconteceu conforme as
competências e interação com as atividades desenvolvidas dentro e fora da sala
de aula.
Já
a avaliação da docência se deu pela percepção das competências desenvolvidas,
pela satisfação dos na realização dessas atividades e pela interação com essas
atividades e entre alunos e professor.
10. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Green e França, 2003, parâmetros da
Educação Musical.
SOUZA, Jussara; TORRES, Maria Cecília de Araújo. Maneiras de ouvir música: uma questão para a
educação musical com jovens. Música na educação básica. Porto Alegre, v. 1,
n. 1, outubro de 2009.
SWANWICK, Keith. Ensinando
Música Musicalmente. Tradução: Alda Oliveira e Cristina Tourinho. Ed.
Moderna. São Paulo, 2003.
Assinar:
Postagens (Atom)




