segunda-feira, 8 de setembro de 2014

terça-feira, 2 de setembro de 2014

ESM 4 SEMANA 3 FORUM 1



ESM 4 SEMANA 3 FORUM 1
REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DE ESTÁGIO
Olá professora e colegas, parabéns por esse fórum, por tantas idéias maravilhosas que sem dúvida tem contribuído muito para a elaboração de nossos próprios projetos.
Olha estou pensando em trabalhar em meu projeto o tema “conhecendo os instrumentos musicais”, devido a faixa etária dos alunos escolhida, acho que será bastante interessante, pois, possa usar diversos recursos para apresentar o tema e leva-los a um contato direto com o universo instrumental desde o começo da história até o presente momento. Posso trabalhar usando vídeos, documentários, áudios, imagens, recortes de revista, reportagens, levar instrumentos exóticos, construir instrumentos, pedir que façam pesquisas sobre o assunto etc, o que vocês acham?
Vejam alguns links e um vídeo legal sobre o assunto:
Abraço a todos,
Manoel!

ESM 4 OBSERVAÇÃO DO LOCUS



ESM 4 OBSERVAÇÃO DO LOCUS
Olá professora Jordana e colegas,
Essa semana foi muito produtiva para mim, pois, estive na escola onde farei meu estágio e, primeiro consegui as assinaturas dos responsáveis, isto é, diretora e coordenadora pedagógica, bem como entregar esse material no pólo para o devido envio, segundo pude fazer uma observação mais apurada da escola, já que a observação é a “base para o processo da pesquisa científica” conforme Mateiro(2003,2005 apud MARCONI, 1999).
Meu projeto de Estágio Supervisionado em Música 4 será realizado na Escola Municipal Professor Lena Leão. O endereço da escola é: Rua PB 21, Quadra 19 Lote s/nº Parque Brasília, bairro com população de classe média-alta, na cidade de Anápolis-GO. Em minhas observações, percebi que se trata de uma escola relativamente nova, que nasceu em 2003, possui uma área geográfica cercada com muros, porém a maior parte dessa área não é edificada, tem boa infraestrutura, com banheiros e salas amplas, cozinha com cantina e refeitório, várias salas de aula, laboratório de informática, sala pedagógica e secretaria. Atende a alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, sendo 29 do 5º ano, 38 do 6º, 23 do 7º, 38 do 8º e 29 do 9º, nos turnos matutino e vespertino. Há aulas de artes como parte do Programa Mais Educação e contempla alunos do 2º ao 6º ano. A escola possui muitos instrumentos de percussão. O quadro de funcionários é composto de poucas pessoas, mas, percebi que há uma enorme dedicação de todos, e tudo funciona muito bem, a escola é muito limpa.
Espero que minha atuação e experiência nesta instituição possam contribuir para o bem da escola, tanto a direção, como alunos e professores.
Abraço a todos,
Manoel!

FÓRUM 2 SOBRE ENCONTRO PRESENCIAL



Fórum 2
Olá professora Jordanna e colegas, sobre nosso encontro presencial, foi muito proveitoso, pois, deu para perceber o novo estilo de tutoria do professor Eduardo Barbaresco, que por sinal é muito competente. Além das outras disciplinas que foram tratadas ali, tivemos a orientação e tiramos as dúvidas sobre Estágio, preenchimento dos documentos, para aqueles que ainda não tinham feito, e recebimento do material que já havia sido preenchido. A minha documentação já está preenchida, mas como só ontem consegui  entrar em negociação e fechar hoje com a escola onde farei o meu estágio, devo levar na segunda para colher as assinaturas. Como os colegas relataram, o professor Eduardo deu umas dicas excelentes sobre dinâmica para serem aplicadas em sala de aula, a dinâmica do passo foi muito bem explicada, não sei se vou trabalhar com ela, pois estou estudando outras possibilidades, mas, de qualquer forma foram muito boas as explicações, assim como foi boa a nossa interação entre colegas e tutor.
Grande abraço,
Manoel
Olá professora e colegas,
Vejam alguns links com boas ideias para se aplicar em sala de aula:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=p0JgE41gOR8