domingo, 26 de outubro de 2014
REFLEXÕES ENCONTRO PRESENCIAL ESM_4
Nessa semana tivemos um momento reflexivo no
encontro presencial, o professor Eduardo Barbaresco deu início, pedindo para
que todos compartilhassem suas experiências de atuação em sala de aula, como
está acontecendo o processo de ensino aprendizagem, a interação aluno-professor
até o presente momento. O primeiro a falar foi professor Marcelo que disse
estar trabalhando o tema prática de conjunto com variados instrumentos, onde
foi apresentados e discutido o repertório, que, aliás, foi definido de comum
acordo, foi sugerido pelo professor e acatado pelos alunos, seu repertório é
composto por “Cabecinha no Ombro” e “Chalana” . O professor afirma que está
tendo certa facilidade por estar trabalhando com alunos que carregam certa
experiência, e pelo fato de serem músicas fáceis de tocar, a faixa etária é
variada, sua base de atuação é Swanwick com o modelo TECLA, onde fazem uma
apreciação prévia e partem para a prática, começando com uma introdução, que é
o refrão, passando para a segunda música encerrando com o refrão. Nesse
processo todos aprendem a tocar o acompanhamento e o solo, que aliás, é o
objetivo do seu projeto. A colega Lorna
falou em seguida e nos deu uma noção de suas práticas, dizendo que trabalha com
duas turmas de 5 à 9 anos e 10 à 17 anos. A professora está trabalhando
cânones, ritmos, além de uma pequena preparação de pequenas peças para o Natal.
Sua estratégia de ensino é apreciação das músicas e sua execução ao piano,
também introduziu em seu programa o uso de instrumentos de percussão, só que,
segundo a colega Lorna, os alunos sentiram muita dificuldade para cantar e
tocar ao mesmo tempo na divisão correta, então ela resolveu ensaiando os alunos
tocando primeiro e está fazendo a junção de canto com acompanhamento aos
poucos, porém, a professora destaca que os alunos tiveram uma grande evolução nas
técnicas vocais. Depois falou a colega Conceição, que disse estar trabalhando
com alunos de primeiro e segundo ano, e por serem muito pequenos optou para
trabalhar mais dinâmicas, como brincadeiras, jogos, copos, ao invés de teorias,
e afirmou que as crianças estão adorando as aulas, e fecha dizendo que não está
encontrando nenhuma dificuldade e que suas atuações estão sendo um sucesso. O
último a falar fui eu, comecei falando do contexto, que por sinal é o mesmo da
colega Conceição, mas, em turmas diferentes, isto é, terceiro ou quarto ano,
são turmas bastante heterogenias, obrigando-me a ser flexível quanto ao
planejamento de minhas aulas. Estou trabalhando a história dos instrumentos
musicais, levando o máximo de informação sobre instrumentos musicais, desde
documentários, vídeos com reportagens sobre a origem, a trajetória histórica
até o momento atual. Nessa semana trabalhei com instrumentos de cordas, mostrei
os instrumentos da orquestra e depois passei para o violão, que aliás, parece
ser o que eles mais gostam, levo também o teclado e deixo eles experimentarem,
ensino alguns acordes no violão e eles tocam e aprendem noções de compassos,
acompanhamento, estou trabalhando fabricação de instrumentos, muitos alunos
fizeram seus instrumentos, um deles fez uma réplica de um violão, outro uma
cítara. Em todas as aulas, promovo um momento de apreciação de videoclipes com
performances de artistas infantis, o objetivo principal do estágio é despertar
nos alunos o interesse por aprender algum instrumento musical, objetivo este,
que já considero estar alcançando, pois alguns alunos já estão tocando acordes
e executando ritmos em compasso binário, ternário e quaternário.
Assinar:
Postagens (Atom)


