domingo, 26 de outubro de 2014

REFLEXÕES ENCONTRO PRESENCIAL ESM_4



Nessa semana tivemos um momento reflexivo no encontro presencial, o professor Eduardo Barbaresco deu início, pedindo para que todos compartilhassem suas experiências de atuação em sala de aula, como está acontecendo o processo de ensino aprendizagem, a interação aluno-professor até o presente momento. O primeiro a falar foi professor Marcelo que disse estar trabalhando o tema prática de conjunto com variados instrumentos, onde foi apresentados e discutido o repertório, que, aliás, foi definido de comum acordo, foi sugerido pelo professor e acatado pelos alunos, seu repertório é composto por “Cabecinha no Ombro” e “Chalana” . O professor afirma que está tendo certa facilidade por estar trabalhando com alunos que carregam certa experiência, e pelo fato de serem músicas fáceis de tocar, a faixa etária é variada, sua base de atuação é Swanwick com o modelo TECLA, onde fazem uma apreciação prévia e partem para a prática, começando com uma introdução, que é o refrão, passando para a segunda música encerrando com o refrão. Nesse processo todos aprendem a tocar o acompanhamento e o solo, que aliás, é o objetivo do seu projeto.  A colega Lorna falou em seguida e nos deu uma noção de suas práticas, dizendo que trabalha com duas turmas de 5 à 9 anos e 10 à 17 anos. A professora está trabalhando cânones, ritmos, além de uma pequena preparação de pequenas peças para o Natal. Sua estratégia de ensino é apreciação das músicas e sua execução ao piano, também introduziu em seu programa o uso de instrumentos de percussão, só que, segundo a colega Lorna, os alunos sentiram muita dificuldade para cantar e tocar ao mesmo tempo na divisão correta, então ela resolveu ensaiando os alunos tocando primeiro e está fazendo a junção de canto com acompanhamento aos poucos, porém, a professora destaca que os alunos tiveram uma grande evolução nas técnicas vocais. Depois falou a colega Conceição, que disse estar trabalhando com alunos de primeiro e segundo ano, e por serem muito pequenos optou para trabalhar mais dinâmicas, como brincadeiras, jogos, copos, ao invés de teorias, e afirmou que as crianças estão adorando as aulas, e fecha dizendo que não está encontrando nenhuma dificuldade e que suas atuações estão sendo um sucesso. O último a falar fui eu, comecei falando do contexto, que por sinal é o mesmo da colega Conceição, mas, em turmas diferentes, isto é, terceiro ou quarto ano, são turmas bastante heterogenias, obrigando-me a ser flexível quanto ao planejamento de minhas aulas. Estou trabalhando a história dos instrumentos musicais, levando o máximo de informação sobre instrumentos musicais, desde documentários, vídeos com reportagens sobre a origem, a trajetória histórica até o momento atual. Nessa semana trabalhei com instrumentos de cordas, mostrei os instrumentos da orquestra e depois passei para o violão, que aliás, parece ser o que eles mais gostam, levo também o teclado e deixo eles experimentarem, ensino alguns acordes no violão e eles tocam e aprendem noções de compassos, acompanhamento, estou trabalhando fabricação de instrumentos, muitos alunos fizeram seus instrumentos, um deles fez uma réplica de um violão, outro uma cítara. Em todas as aulas, promovo um momento de apreciação de videoclipes com performances de artistas infantis, o objetivo principal do estágio é despertar nos alunos o interesse por aprender algum instrumento musical, objetivo este, que já considero estar alcançando, pois alguns alunos já estão tocando acordes e executando ritmos em compasso binário, ternário e quaternário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário