terça-feira, 25 de novembro de 2014

DIÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA




Universidade Aberta do Brasil
Universidade de Brasília
Instituto de Artes - Departamento de Música
Curso: Licenciatura em Música à Distância
Disciplina: Estágio Supervisionado em Música 4
Professora autora e Supervisora: Profa. Dra. Delmary Vasconcelos de Abreu
Professora Tutora a distância: Jordanna Vieira Duarte




Pólo: Anápolis
Tarefa: Envio do Relatório Final de Estágio

Identificação

Nome do estagiário: Manoel de Souza Marques
Instituição de atuação: Escola Municipal Professor Lena Leão
Nome da diretora: Daniela Pereira de Souza
Professora regente: Tatiana Mendes Ribeiro
Série ou ano em que fará o estágio supervisionado: turmas A e B

DIÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA

CONTEXTO ONDE SERÁ REALIZADO O ESTÁGIO

            Nessa segunda semana consegui fechar com uma escola aqui próximo de minha casa, para realizar meu Estágio Supervisionado em música 4. Trata-se da Escola Municipal Professora Lena Leão, que fica na Rua PB 21, Quadra 19 Lote s/nº Parque Brasília, Anápolis-GO. A diretora é Daniela Pereira de Souza, que por sinal foi muito gentil e me recebeu muito bem, se prontificando a ouvir minha proposta e depois d aceita-la de todas as informações necessárias, me encaminhando para a coordenadora Pedagógica é a Tatiana Mendes Ribeiro que acertou comigo o dia, horários e turmas. O estágio será realizado nas Terças Feiras, o tuno será o  vespertino, para duas turmas do 3º e 4º ano.                                                                                                                     

OBSERVAÇÃO DO LOCUS

            Essa semana foi muito produtiva para mim, pois, estive na escola onde farei meu estágio e, primeiro consegui as assinaturas dos responsáveis, isto é, diretora e coordenadora pedagógica, bem como entregar esse material no polo para o devido envio, segundo pude fazer uma observação mais apurada da escola, já que a observação é a “base para o processo da pesquisa científica” conforme Matreiro (2003,2005 apud MARCONI, 1999).  

CONTEXTO DE ATUAÇÃO

            A Escola Municipal Professor Lena Leão, onde esse projeto de Estágio Supervisionado em Música 4 está sendo realizado, fica na Rua PB 21, Quadra 19 Lote s/nº Parque Brasília, bairro com população de classe média-alta, na cidade de Anápolis-GO. Trata-se de uma escola relativamente nova com boa infraestrutura e grandes possibilidades de o ensino musical. Os alunos estão acostumados com as aulas de artes do Programa Mais Educação, onde já tiveram alguma de experiência com instrumentos de percussão, e alguns deles são filhos de músicos, outros frequentam igrejas e cantam ou estão aprendendo algum instrumento, ou seja, eles já foram iniciados no aprendizado musical à partir de seu contexto social, como afirma  SWANWICK, (2003, p. 65) “Cada aluno traz consigo um domínio de compreensão musical quando chega a nossas instituições educacionais. Não os introduzimos na música; eles são bem familiarizados com ela”. 

PROPOSTAS DE PRÁTICAS PLANEJAMENTO

            O planejamento desse estágio foi elaborado com base no pensamento de Swanwick, quando afirma que é preciso fomentar a curiosidade, planejar com qualidade desenvolvendo competências discentes que possam levar os alunos a imitar o professor como um bom modelo e, promover a interação social por meio de trabalhos em grupos (SWANWICK, 2003, p. 66).
            O grande potencial de ensino-aprendizagem envolvido nesse tema foi o que me motivou a elaborar esse planejamento, para que os alunos pudessem desenvolver competências musicais através de práticas propostas em torno do tema desse projeto.
            O projeto tem por tema Conhecendo os Instrumentos Musicais, o qual foi subdividido em três módulos, cada qual explorando um período da história dos instrumentos musicais. O módulo I tratou do surgimento e a classificação básica dos instrumentos musicais, com o tema: como são classificados e como surgiram os instrumentos musicais; no módulo II os alunos aprenderam sobre a evolução histórica dos instrumentos musicais por meio do tema: o que aconteceu com os instrumentos musicais e, no módulo III os alunos eles conhecerão os instrumentos usados no contexto atual através do tema: os instrumentos musicais na atualidade.
            A proposta pedagógica do projeto visa proporcionar aos alunos um contato direto com o universo instrumental desde o começo da história até o presente momento, tendo como objetivo principal promover conhecimento básico sobre a história dos instrumentos musicais e se possível, despertar o interesse de alguns desses alunos em aprender a tocar algum instrumento musical. Estão sendo trabalhados os aspectos ligados à apreciação de repertório com videoclipes com performances de músicos infantis, brincadeiras e dinâmicas, documentários, áudios, imagens, recortes de revista, reportagens, que apresentem instrumentos exóticos, construção de instrumentos, pesquisas sobre o assunto, atividades que proporcionem experiência rumo ao cumprimento dos objetivos propostos no projeto.
            Penso que o meu tema é de extrema importância para o ensino aprendizagem musical, devido ao potencial pedagógico que ele proporciona, por exemplo, dá para trabalhar história da música, apreciação musical, acústica, luthieria, orquestra, performance etc. Observação, tive que ter muito cuidado para que o tema não ficasse muito diversificado, isto é, quem se propõe a ensinar esse tema precisa delimitá-lo ao máximo, escolhendo um tipo de abordagem para seguir.

TEMA DAS AULAS POR MÓDULOS

MÓDULO I Como são classificados e como surgiram os instrumentos musicais.
O surgimento e a classificação básica dos instrumentos musicais.
Aula 1 Primeiros contatos com o universo instrumental
Aula 2  Os primeiros instrumentos musicais
Aula 3 A classificação dos instrumentos musicais

MÓDULO II O que aconteceu com os instrumentos musicais.
A evolução histórica dos instrumentos musicais:
Aula 1 Instrumentos de percussão
Aula 2 Instrumentos de sopro
Aula 3 Instrumentos de cordas

MÓDULO III Os instrumentos musicais na atualidade.
Os instrumentos usados no contexto atual:
Aula 1 Principais Instrumentos usados hoje
Aula 2 Instrumentos e conjuntos musicais clássicos
Aula 3 Conjuntos musicais populares e suas formações instrumentais

RELATÓRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA DOCENTE

Reflexões sobre situações de ensino com fatos que me chamou a atenção sobre minhas práticas de ensino, os procedimentos em sala de aula e as percepção do aprendizado dos alunos: 

RELATÓRIOS DE AULA DO MÓDULO I

Relatório aula 1 módulo 1
Tema: Primeiros contatos com o universo instrumental

            Em minha primeira experiência em sala de aula nesse estágio supervisionado em música 4, apesar do nervosismo normal de estreia, posso dizer que a experiência foi mais tranquila que as vivenciadas nas fases anteriores de estágio. Assim que cheguei no local de atuação, fui recebido pela coordenadora Tatiana e pela diretora Daniele que logo me encaminharam à sala, e lá fui recepcionado pela professora Marilda, a qual, de modo generoso me apresentou aos alunos e me deixou a vontade para ministrar minha aula, permaneceu na sala e me apoiou o tempo todo, inclusive ajudando a controlar os ânimos das crianças. Acho que essa receptividade amistosa e ajuda generosa ajudaram muito na promoção da tranquilidade citada.
            O projeto que tem como tema Conhecendo os Instrumentos Musicais, tratará no primeiro módulo do surgimento e classificação básica dos instrumentos musicais, e trás como subtema do primeiro módulo: Como são classificados e como surgiram os instrumentos musicais. O tema da aula 1 do Iº módulo é: Primeiros contatos com o universo instrumental.

Relatório aula 2 módulo 1
Tema: Os primeiros instrumentos musicais

            Na segunda aula do Estágio supervisionado em música 4 tive uma pequena surpresa, é que quando cheguei na escola, fui recebido pela coordenadora que me pediu para que desse aulas para uma outra turma, bom, eu tinha preparado uma aula para a turma do 3º ano, então tive que adaptar esse plano para a nova turma (2º ano), mas no final deu tudo certo. Então, ao entrar na sala percebi que os alunos estavam bastante curiosos desejando saber o que eu estava fazendo ali, a professora dessa turma me apresentou e me deixou à vontade. Comecei a aula dizendo o meu nome e o que ia fazer, isto é, que ia estagiar dando aulas de música para eles.
            O tema da segunda aula foi “Os primeiros instrumentos musicais”, onde expus um pouco da história dos instrumentos musicais. Minha proposta de ensino aprendizagem musical para essa aula foi trabalhar o ensino em grupo usando apreciação de determinado repertório, brincadeiras e dinâmicas, documentários, áudios, imagens, recortes de revista, reportagens, que apresentem instrumentos exóticos, construção de instrumentos, exercícios de pesquisas sobre o assunto, execução e performances instrumental.
            Meus alunos aprenderam apreciando performances de músicos (Metallica`s Fav Kid), ouvindo determinado repertório, brincado e participando dinâmicas, assistindo documentários, vendo imagens, recortes de revista com reportagens, que apresentam instrumentos exóticos, construindo instrumentos, pesquisando e tocando instrumentos.
            Os alunos foram avaliados através da motivação e envolvimento dos alunos durante a participação nas atividade propostas.
            Penso que o meu tema é de extrema importância para o ensino aprendizagem musical, devido ao potencial pedagógico que ele proporciona, por exemplo, dá para trabalhar história da música, apreciação musical, acústica, luthieria, orquestra, performance etc. O que se deve ter é cuidado para que o tema não fique muito diversificado, isto é, quem se propõe a ensinar esse tema precisa delimitá-lo ao máximo, escolhendo um tipo de abordagem para seguir.
Relatório aula 3 módulo 1

Tema: A classificação dos instrumentos musicais

            A terceira aula do módulo I teve como tema “A classificação dos instrumentos musicais”. O objetivo era levar os alunos a conhecerem um pouco das diversas classes a que cada instrumento pertence. Usei como recurso pedagógico vídeos que mostraram performances de músicos infantis executando os seus instrumentos e, que mostra os instrumentos de uma orquestra, no início assistimos a um vídeo chamado “Conheça os Instrumentos de uma Orquestra Sinfônica”, nele os alunos puderam conhecer um pouco da sonoridade, classificação, formato e a localização dos instrumentos de uma orquestra sinfônica no palco. Usei ainda o meu violão e o meu teclado, explorando os diversos timbres e mostrando a capacidade de reprodução da sonoridade de um grande número de instrumentos musicais, destacando a classe de cada um deles. A aula foi concluída com o professor tocando a música “Marcas do que se Foi” e cantando com os alunos.
            Minha atuação como professor durante essa aula foi tranquila. Preparei a minha aula para o 4º ano, mas, assim que cheguei fui logo avisado de que minha turma seria o 3º ano ao invés do 4º, então fui conduzido à sala pela coordenadora Tatiana. Ao chegar na à fui informado de que a professora Tereza precisava de alguns minutos para concluir sua aula, foi nesse momento que tomei a decisão de adaptar meu plano de aula a nova realidade, isto é, achar uma maneira de aplicar a aula do 4º ano para a turma do 3º ano.
Quando a aula começou consegui conduzir as atividades com segurança. A interação professor-alunos fluiu naturalmente. Também controlei bem o tempo em cada atividade, não faria nada diferente. Quanto a meu jeito de ensinar confesso que tenho a tendência para aulas expositivas, mas, estou melhorando nesse sentido, por exemplo, nessa aula ficava me policiando e sempre que sentia que estava falando demais, corria logo para uma atividade prática como, tocar ou cantar alguma coisa com a turma.                                        
            Como citei acima, o desenvolvimento do planejamento não se deu cem por cento como o planejado, porém, me virei bem com a mudança de turma e consegui desenvolver todas as atividades propostas em meu plano de aula. O ponto positivo foi o controle total da aula, os problemas encontrados foram a mudança repentina de turma, não ter conseguido usar o Datashow da escola, mas resolvi com meu notebook mesmo.
            A participação dos alunos poderia ter sido melhor se eu soubesse a idade deles com antecedência, o que deveria ter provido, mas, mesmo assim, calculo que a participação foi positiva. As atividades propostas foram desenvolvidas gradativamente, assim que notava que uma atividade tinha sido assimilada pela turma, isso era notado com as respostas dos alunos a cada atividade que propus. Os alunos participaram assistindo ao vídeo, ouvindo atentamente, perguntando muito sobre as características dos instrumentos, cantando e experimentando os sons do teclado.
            A avaliação na aula ocorreu através da reação de cada aluno às atividades propostas, e os conhecimentos e habilidades que desenvolvi com os alunos, da resposta e interação com as atividades realizadas. Os objetivos foram atingidos sim, pois, percebi como ficaram encantados com a performance dos músicos mirins tocando no videoclipe, com minhas informações e com a variedade de sons de cada instrumento do banco de instrumentos do teclado. Os alunos aprenderam que existem muitas formas de classificar os instrumentos musicais, porém, a mais comum é a que os classifica levando em conta os conjuntos instrumentais como os das orquestras, que divide os instrumentos em cordas, sopro, (subdivididos em madeiras e metais) e percussão.

RELATÓRIOS DE AULA DO MÓDULO II

Relatório aula 1 módulo 2
Tema: Instrumentos de percussão

            Assistimos dois vídeos, um que mostra dois garotos japoneses tocando músicas típicas do Japão em seus instrumentos de três cordas, onde eles tocam com uma perfeição ímpar em dupla e quase todo tempo em uníssono fazendo juntos a percussão, outro é um documentário português que mostra a historia dos instrumentos de percussão com o nome “História da percussão”.
            Em seguida relembramos os instrumentos os instrumentos de percussão da orquestra, fazendo uma a distinção dos instrumentos de percussivos de uso popular como os instrumento de uma escola de samba, de uma banda de rock, de forró ou de Axé. Pedi para que os alunos apresentassem os instrumentos fabricados por eles, o resultado foi um grande número de chocalhos e ganzás feitos de material reciclável.
            Conclui com a performance dos alunos tocando alguns instrumentos percussivos como tamborim, pandeirola, agogô e os chocalhos e ganzás fabricados por eles. Tais práticas foram avaliadas pela assimilação, pelo desempenho e envolvimento com as mesmas.

Relatório aula 2 módulo 2
Instrumentos de sopro

            Assistimos ao vídeo que mostra os instrumentos de sopro, principalmente os que usados nas orquestras, mas, também, os usados em bandas municipais, bandas de MPB, bandas de samba e de Jazz.
            Apresentei imagens de Saxofone, Trompete, Trombone, Tuba, Trompa, Fagote, Contra fagote, Corne-inglês, Flauta, Flautim, Clarinete etc. Em seguida, promovi uma sessão de perguntas e respostas com os alunos fazendo perguntas a respeito de cada um desses instrumentos. Depois de satisfazer a curiosidade dos alunos partimos para a prática musical, com os alunos experimentando os instrumentos e os diversos timbres do banco de dados do teclado.
            Avaliei o aprendizado dos alunos e minhas práticas pelo interesse despertado nos alunos com o tema e pelo envolvimento prático nas atividades dessa aula. 

Relatório aula 3 módulo 2
Instrumentos de corda

            Começamos a aula com a apreciação de um vídeo com a performance de um menino japonês de nome Sungha jung tocando “Piratas do Caribe” ao violão. Presentei imagens de vários instrumentos de corda, começando pelos da orquestra como a Arpa, o Violino, a Viola, o Violoncelo, o Contrabaixo, Celesta e o Piano. Depois continue falando dos instrumentos populares a começar pelo Violão, e disse que este é o instrumento mais popular no Brasil, e perguntei quem tinha violão em casa, e quem que tinha alguém na família que sabia tocar violão, a resposta foi geral, quase que em todas as casas havia um vilão. Em seguida falei das Guitarras elétricas, fazendo distinção entre a guitarra de seis cordas e o contrabaixo.
            Terminei a aula com a exposição de mais instrumentos musicais fabricados pelos alunos, dois deles fizeram violões, inclusive uma réplica em tamanho normal em papelão, outro fez uma Citara.
            Também avaliei os meus alunos e minhas práticas pelo interesse despertado nos alunos com o tema e pelo envolvimento prático nas atividades dessa aula.

RELATÓRIOS DE AULA DO MÓDULO III

Relatório aula 1 módulo 3
Principais Instrumentos usados hoje.

            Esta aula foi marcada pela ênfase dada aos instrumentos musicais usados na atualidade, principalmente os usados no Brasil.
Comecei com a apreciação do vídeo clipe da mini banda “Metallica`s Fav Kid”, com idade entre 9 a 11 anos. 

Relatório aula 2 módulo 3
Instrumentos e conjuntos musicais clássicos.

            Nesta aula os alunos aprenderam sobre Instrumentos e conjuntos musicais clássicos, começamos pelos instrumentos percussivos, os de sopro e os de madeira e metais, assistimos alguns vídeos com performances de músicos infantis executando estes instrumentos como o pequeno Tsung Tsung tocando magnificamente o piano. Depois expliquei que esses instrumentos sempre estiveram presentes na vida do ser humano, com o passar do tempo foram evoluindo e ficando cada vez. Em seguida mostrei o uso de cada um, isto é, onde são mais utilizados. 

Relatório aula 3 módulo 3
Conjuntos musicais populares e suas formações instrumentais.  
         
            Nessa semana, em minha última atuação em sala de aula nesse estágio, trabalhei o tema “Conjuntos musicais populares e suas formações instrumentais”.  Comecei falando sobre o tema e prossegui mostrando imagens das “Bandas” musicais e explicando sobre suas formações instrumentais. Disse que antigamente no Brasil, o termo “banda” ou “banda de música” era usado para designar um grupo musical formado por pessoas que tocavam instrumentos de sopro e de percussão e, que esse era tipo de banda que falou o poeta, compositor Chico Buarque de Holanda, em sua canção “A Banda”. Expliquei que hoje, bandas de música com essa formação são as bandas municipais, religiosas e as militares, pois, depois do surgimento do Rock and roll, a palavra “banda” passou a designar conjuntos de diversos estilos musicais, como bandas de rock, de samba, de forró, de MPB, de jazz, de blues etc.
            Num segundo momento falei da formação instrumental básica dos principais grupos musicais que atuam no Brasil. Comecei apresentando a base das bandas de “Rock” é formada por guitarra, baixo, bateria e teclado e às vezes vocal, enquanto que um grupo de “Samba” chamado de “raiz” tem em sua formação o pandeiro de couro, o cavaquinho, a cuíca, o surdo, o violão de sete cordas, mas que com o tempo, outros instrumentos foram sendo acrescentados, tais como o banjo, padeiro sintético, repinique de mão, ganzá, reco-reco, tamborim, bandolim, o cavaquinho e o tantã. Falei que as bandas ou grupos de “Forró” têm em sua formação básica um acordeom, uma zabumba e um triângulo e, com o surgimento do chamado “forró eletrônico” foram incorporadas as guitarras, o baixo, a bateria, o teclado, e até instrumentos de sopro. Já o  Blues” como o pai do rock, nasceu nos Estados Unidos, com os negros que trabalhavam nos campos de algodão. Era cantado por um único músico que tocava seu violão, depois surgiu a guitarra elétrica, que passou a ser usada juntamente com o violão e, depois foram sendo acrescentados outros instrumentos, como o baixo elétrico, a bateria, o piano, o órgão, instrumentos de sopro etc. Finalizei que as bandas ou grupos de “Jazz” tradicionalmente parte rítmica (“cozinha”: bateria, baixo e piano), pelos metais (saxofone e/ ou trompete), guitarras e teclados. 
            Finalizei com uma prática de conjunto com os alunos, os quais foram divididos em pequenos grupos, conforme a disponibilidade de instrumentos. 

                           REFLEXÕES SOBRE SITUAÇÕES DE ENSINO  
         
            Foram muitas as situações que me chamaram a atenção em minhas práticas de ensino neste estágio, porém, devo destacar algumas. A primeira diz respeito ao modo como as crianças receberam o tema. Notei que há uma musicalidade latente em cada um deles, como também, um interesse natural por manipular e tocar algum instrumento musical. A segunda situação de destaque foi a criatividade de alguns alunos na fabricação dos instrumentos, um deles fez uma réplica de um violão em papelão, assim como seu colega que fez outro violão numa versão um pouco menor, os instrumentos de percussão foram confeccionados em maior número. Não posso deixar de registrar meu espanto com o talento de um dos alunos, quando perguntei se alguém queria cantar uma canção que eles conheciam, ele disse - “quero, é a música Sonda-me de Aline Barros” -, eu disse que a conhecia e iria acompanha-lo no teclado, quando ele começou a cantar foi um verdadeiro show, que lindo foi aquilo, era uma voz cristalina afinada e despretensiosa, a maioria dos colegas começou a cantar juntos com ele, as professoras e funcionários do colégio vieram para assistir. Acho que esse momento junto com as práticas de conjunto nas últimas aulas foram os ápices desse estágio supervisionado em música.
            Por tudo isso, posso concluir que meus objetivos foram alcançados, consegui provocar em meus alunos a curiosidade e a vontade de cantar e tocar instrumentos musicais, segundo a declaração quase que geral dos alunos no dia da despedida.
A avaliação dos alunos aconteceu conforme as competências e interação com as atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. 
            Já a avaliação da docência se deu pela percepção das competências desenvolvidas, pela satisfação dos na realização dessas atividades e pela interação com essas atividades e entre alunos e professor. 

10. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 
Green e França, 2003, parâmetros da Educação Musical.
SOUZA, Jussara; TORRES, Maria Cecília de Araújo. Maneiras de ouvir música: uma questão para a educação musical com jovens. Música na educação básica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009.
SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Tradução: Alda Oliveira e Cristina Tourinho. Ed. Moderna. São Paulo, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário